segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Parte uma estrela

Douglas Tedesco*

De todas as coisas, há algo inevitável: a morte. Por mais que perdure a batalha ou medo, em um instante, não mais do que um instante, se faz a perda... Toda uma vida, momentos que pareciam ser eternos farfalham-se em memórias. Nos atinge o maior de todos os mistérios, viramos protagonistas do que há de mais inexplicável, onde a única solução do próximo é a conformidade, aprender a conviver com a eterna saudade.

E ao décimo segundo dia de um setembro ensolarado passa a se fazer ausente Ruth Laus, chega o seu momento de compartilhar deste ato divino. Aos bem vividos 87 anos, Ruth deixa para o mundo, obras de intenso valor, falando da humanidade, da própria família a quem muito amava e do valor das pessoas, ela, sempre humilde e tão valorosa, de um brilho intenso. Uma jovem de 87 anos, durante os quais produziu bem feitorias universais em forma de palavras escritas.

Haja o que houvesse, lhe transparecia uma eterna primavera, de sorrisos sinceros, e alegria inesgotável. Foi uma mulher em seu tempo, fazendo o tempo de todas as mulheres, lutando por causas tachadas de inúteis. Guerreando para uma cultura sólida, tendo oportunidades que seriam sonhos de qualquer um, mas ainda sim, escolhendo sua terra, elucidando suas origens ela partiu representando Santa Catarina em solos mais distantes, e nem por isso desfez dos seus primórdios o seu fim. Era a mulher que doava livros, que não mediu esforços para promover a cultura local, resplandecer o valor do que nos pertence, não porque lhe rendia fortunas, não porque a fama a tomaria naquele espaço, mas por prazer... O prazer de intelectualizar o próximo.

Dizem que quando viemos ao mundo, Deus dá a cada um de nós uma estrela, só depende nós faze-la brilhar... Ruth fez da sua estrela um sol, iluminando todos a sua volta, são pessoas assim, que nascem com especial missão. Muito obrigado Ruth por cumprir a sua! A mulher, que distribuía as obras da família, a mulher colunista, a mulher administradora, a mulher da galeria, que esteve entre escritores de todos os lugares, fez histórias com H maiúsculo. Ela estudou as artes, em vários institutos, apenas para se despertar, por que todas já viviam consigo, nascera com elas na alma, e no coração. Amou, e onde estiver amará Tijucas.

E a partir desta data só o que podemos e devemos fazer é sorrir por tê-la conosco, agradecer, de tantos lugares necessitados de anjos, este pousou bem aqui. É assim que a criatura divina faz com os bons, ele os quer do seu lado, este é o momento de Ruth iluminar ainda mais os céus com sua luz, luz de quem não vivia, mas de tanta intensidade: acontecia!

Agora é continuar caminhando seguindo seus passos, porque de certa forma somos todos artistas, e o maravilhoso espetáculo da vida, do bem, não pode parar!

E no mais é só uma estrela, uma constelação fazendo seu curso natural, voltando ao seu lugar no céu.

Douglas Tedesco



(Publicado nos jornais da região da cidade de Tijucas (SC) em 12 de setembro de 2007)

* Douglas Tedesco é escritor de ensaios, contos, artigos, poesias. Tem 19 anos e nasceu em Tijucas. Tem um blog na Internet em: www.douglas-tedesco.blogspot.com e escreve também no Recanto da Letras ( http://recantodasletras.uol.com.br )

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial