Viagem ao desencontro: a festa foi bonita!
Foi muito lindo o lançamento da 3ª edição do livro Viagem ao Desencontro, de Ruth Laus, no dia 25 de janeiro, dia em que completaria 88 anos de vida. A festa aconteceu no Centro de Atendimento ao Turista de Porto Belo, SC, cidade onde residia. O livro foi distribuído gratuitamente e, em troca, quem pôde colaborou com o projeto Cerâmica do Valongo, coordenado pela ceramista e artista plástica Patrícia Estivallet, que reúne jovens do Quilombo do Sertão do Valongo, na área rural de Porto Belo.
Além do projeto, se apresentaram músicos do Grupo do Engenho de Bombinhas, projeto de integração de avós, pais e filhos através da música do Instituto BoiMamão, coordenado por Rosane Luchtemberg e o boi-de-mamão do Grupo Cultural Nativos da Carioca de Porto Belo, coordenado por Cristiani de Jesus (com a participação especial de Sueli Beduschi). O poeta e ator Douglas Tedesco de Tijucas (terra natal de Ruth) que não pôde comparecer mandou um texto para ser lido. O evento contou com o apoio da Prefeitura de Porto Belo através de sua Secretaria de Turismo e do Depto. de Cultura.
Marcaram presença, entre outros, o prefeito Albert Stadler e sua esposa, a diretora do Depto. de Cultura de Porto Belo, Cristiani de Jesus, que faz parte do Grupo Cultural Nativos da Carioca, o presidente da Comissão Municipal de Turismo, Alexandre Stodieck, e Lucia Curlin Japp, liderança do movimento de preservação ambiental no município e proprietária da Reserva Particular de Proteção Ambiental RPPA - Morro dos Zimbros. O livro foi produzido pela Editora Bernúncia de Florianópolis, através do editor Vinicius Alves, com desenho de capa do artista plástico radicado no Rio de Janeiro, Romero Cavalcanti.
Além de parentes, amigos de Ruth de todas as idades estiveram presentes. Vejam as fotos do encontro:
Acima, os músicos do Grupo do Engenho de Bombinhas, SC que reúnem 3 gerações cantando músicas da região no projeto Unindo Gerações do Instituto BoiMamão
A Maricota rodopiando...
Mariana Ferrary, assessora de imprensa da Prefeitura e Cristiani de Jesus, do Depto. de Cultura de Porto Belo